Frase do Dia

  • "Tudo o que chega, chega sempre por alguma razão"

sexta-feira, 8 de maio de 2015

Hoje é simples e curto.


Hoje é simples e curto: Aceitar ser Feliz.

A Felicidade é-nos na maioria das vezes vendida como uma propriedade, um estado ou um perfil demasiado difícil de alcançar e suster na longa jornada da Existência Consciente. No entanto mais do que essa inatingibilidade é a Crítica (alheia e própria) a maior responsável por nos apartarmos dessa condição. 
Bem, não nos aceitarem como felizes é mau, mas não nos deixarmos invadir pela nossa própria felicidade é no mínimo decrépito.

Há muito que me dei conta que grande parte do problema reside na educação judaico-cristã que tão solenemente imprime na nossa sociedade a ideia estóica de que a Felicidade deverá, em toda e qualquer circunstância, ser o resultado de um esforço sobre Humano. E com isto não digo que a culpa de não aceitarmos a felicidade é tão somente da educação. Sim, há uma influência major dessa rede humana na forma como pensamos, mas acima de tudo há uma imutável Pide interior que jamais se cansa de nos autopunir por "pularmos a cerca". 
Oponho-me! Oponho-me a esta chacina, a este culto silencioso de não aceitação do que deveria ser Natural no Homem. A felicidade não é um Santo Graal ao alcance de uma minoria santificada, digna e esforçada, tampoco é uma substância facilmente adquirível (diga-se), mas é no mínimo um Bem acessível a todos. 
O tema roça o cliché, verdade, no entanto, se pararmos para pensar... Não passamos nós grande parte do tempo a escolher armas para alcançar a felicidade? E quantas dessas vezes a estratégia foi tão somente destruir os muros de pedra que nos separam dela? 
Poucas, digo-vos, demasiado poucas.

Hoje é simples e curto: Aceitar ser Feliz.
Porque isso não tem mal nenhum, não exige explicações e é tão Bom.
Bolas, é tão Bom. 

Sem comentários: